Centenário de Mãe Stella de Oxóssi será celebrado com um ato simbólico nesta quinta-feira (21)
Homenagem reúne autoridades civis, religiosas e grupos culturais na avenida que leva o nome da ialorixá

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS
Salvador celebra nesta quinta-feira (21) o centenário de nascimento de Maria Stella de Azevedo Santos, a Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018), uma das maiores referências religiosas e culturais da Bahia. O ato simbólico será realizado a partir das 9h, em frente à estátua da ialorixá, localizada na Avenida Mãe Stella de Oxóssi, entre a Avenida Paralela e o bairro de Stella Maris.
A iniciativa é promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e integra o projeto Agosto: Mês da Igualdade, que busca valorizar personalidades da cultura soteropolitana. “O ato simbólico no conjunto escultórico Mãe Stella de Oxóssi é mais uma merecida homenagem feita pela FGM nas comemorações pelo centenário de nascimento dessa grande ialorixá”, destacou Vagner Rocha, diretor de Patrimônio da fundação.
A programação inclui música, apresentações do grupo Raça de Capoeira no Terreiro, do mestre Yaô Helmut, e do bloco afro Malê Debalê, que realizará um cortejo cultural.
O evento contará com a presença da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, da secretária municipal da Reparação, Isaura Genoveva, além de lideranças religiosas como a ialorixá Márcia de Ogum, Mãe Ana de Xangô e o padre Lázaro Muniz.