Central de esterilização do Hospital Mater Dei Salvador será uma das mais modernas do Brasil!
Prestes a iniciar seu funcionamento na capital baiana no próximo dia 2 de maio, novo hospital irá contar com um parque tecnológico de esterilização com aparelhos de última geração
Foto: Divulgação
Para garantir a segurança dos pacientes durante a realização de procedimentos, exames ou internação e fortalecer a prevenção e o controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAs), também conhecida como infecção hospitalar, o Hospital Mater Dei Salvador, que abre as portas próximo dia 2 de maio, contará com uma das mais modernas e avançadas Centrais de Material Esterilizado (CME) do Brasil.
Localizado no 14º andar da Unidade, o setor possui uma área de 450 metros quadrados, com estrutura robusta e equipamentos de alta tecnologia que realizam ciclos de alto nível de limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais e instrumentos hospitalares, com o objetivo de evitar a disseminação de microrganismos como fungos, bactérias e vírus e a contaminação dos pacientes.
“O parque tecnológico da CME do Hospital Mater Dei Salvador possui aparelhos de última geração. A Rede Mater Dei não mediu esforços para trazer o que há de mais moderno no mundo. Com o uso de tecnologias sustentáveis, a fim de diminuir os índices de desperdício de água e de consumo elétrico ao mesmo tempo que proporciona maior produtividade”, afirma o diretor da Rede, Fábio Mascarenhas Silva.
A CME do Hospital Mater Dei Salvador contará com quatro esterilizadoras, sendo três de alta temperatura e uma de baixa temperatura, três termodesinfectadoras, que realizam a lavagem, o enxágue, a desinfecção térmica e a secagem automática de instrumentos e utensílios hospitalares, além de três lavadoras ultrassônicas, que permitem melhor atuação com acessórios de cirurgia robótica e uma lavadora de carros de transporte que otimiza o trabalho dos colaboradores e minimiza a necessidade de esforços manuais.
“A CME é um setor muito importante dentro do hospital. É onde são processados e esterilizados todos os materiais que vão ser utilizados em todo tipo de procedimento, dos mais simples aos mais complexos, com objetivo diagnóstico ou terapêutico. Com isso, nós conseguimos garantir a segurança de que aquele material vai ser utilizado sem conter microrganismos, garantindo a realização de procedimentos seguros para o paciente e, evitando, principalmente, a ocorrência de infecções” afirma o coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Mater Dei Salvador, Victor Castro Lima.
Segundo o infectologista, a CME do Mater Dei Salvador terá o que há de mais moderno no mundo em termo de tecnologia para o processo de esterilização de materiais hospitalares, a exemplo da lavadora ultrassônica que permite a desinfecção de diversos tipos de instrumentos, inclusive os utilizados em cirurgias complexas, como as cirurgias robóticas, que precisam de um tratamento especial.
Qualidade e segurança na assistência - Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a admissão do paciente no hospital, podendo se manifestar após a alta. Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é o evento adverso que mais mata nos serviços de saúde em todo mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Rede Mater Dei mantém o Programa de Controle de Prevenção de Infecção Hospitalar, que implementa medidas assistenciais de prevenção baseadas em monitoramento de adesão dos profissionais para evitar que a contaminação infecciosa ocorra dentro de suas unidades hospitalares. A higienização das mãos é uma das estratégias mais eficientes para reduzir a transmissão de microrganismos e infecções. Outros eixos importantes de prevenção são o controle do uso adequado dos dispositivos hospitalares e a esterilização adequada dos mesmos.
“Nós sabemos que os indicadores de infecção hospitalar são indicadores de qualidade de assistência do hospital. A Rede Mater Dei tem uma preocupação e atenção muito especial em relação ao combate à infecção hospitalar e nós tentamos evitar o máximo que isso aconteça. O objetivo é infecção zero”, afirma o infectologista Victor Castro Lima.
Projeto arquitetônico - O projeto arquitetônico da CME do Hospital Mater Dei Salvador proporciona a otimização do fluxo de trabalho ao seguir as melhores práticas e as normativas brasileiras. Um aspecto importante é a divisão de áreas com barreiras sanitárias, que evitam o cruzamento de ar entre os espaços destinados aos materiais sujos e os espaços com materiais esterilizados, promovendo mais segurança aos colaboradores e pacientes.
“A CME do Hospital Mater Dei Salvador possui um fluxo de atendimento muito seguro. Foi projetada com barreiras sanitárias que mantêm o ambiente dos materiais sujos totalmente isolados dos materiais limpos. Além disso, todos os equipamentos são de alta tecnologia, proporcionando maior controle do processo e uma desinfecção de alto nível, com mais agilidade e eficácia na esterilização de materiais”, afirma o gerente de engenharia de manutenção do Hospital Mater Dei Salvador, Ely Dias Duarte Neto.