Centro de Memória ABM será lançado em 10 de junho

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Centro de Memória ABM será lançado em 10 de junho

Será lançado, no próximo dia 10 de junho, às 20h, por meio de transmissão on-line (no canal da ABM no Youtube), o Centro de Memória ABM. Dentre as ações que compõem o centro, será inaugurada a Sala dos Presidentes da Associação Bahiana de Medicina (ABM), e será pré-lançado o e-book "Galeria dos Presidentes". A ABM está trilhando mais um passo na construção de sua história.

No primeiro andar da nossa sede, em Ondina, está a sala dos Presidentes, espaço destinado a acolher cada um daqueles que presidiram a nossa entidade. Nesse local, eles podem trabalhar, pesquisar, refletir e contribuir com questões a favor do exercício da Medicina na Bahia. A Sala fica ao lado da Galeria dos Presidentes da ABM. Cada um deles contribuiu, com seus méritos e feitos, para a melhoria das condições da profissão em nosso Estado.

Já o e-book, que será pré-lançado, é uma das ações para que as memórias que envolvem a Galeria se tornem mais conhecidas pelos médicos e pela comunidade em geral.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

O Presidente da ABM, Dr. Cesar Amorim, enfatiza o orgulho de fazer parte dessa história. "Esse é um marco em nossa trajetória. Me sinto honrado em fazer parte disso e de realizar esse lançamento enquanto presidente da entidade". 

"A ideia é tornar o Centro de Memória uma espécie de lugar dinâmico, que oferece informações sobre a entidade, cada um dos presidentes e, portanto, da história da Medicina na Bahia", enfatizou Silvana Pereira, designer, que está à frente do Apoio Científico da ABM e foi a proponente do projeto.

Já a arquivista e consultora do projeto, Tassila Ramos, também defende a importância dessa iniciativa histórica da entidade. "Vamos desmonumentalizar a galeria. Os lugares de memória estáticos são importantes, mas também podem mostrar a sua dinâmica, provendo, através do e-book, informações tão importantes para a Medicina em nosso estado”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário