Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy realiza ação sobre aleitamento materno durante o mês de agosto!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
Profissionais do 16°Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, localizado no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, abriram espaço para discussões e troca de conhecimento neste mês de agosto, em relação ao tema do aleitamento materno.
Desde a última quinta-feira (1°), a unidade está realizando ações educativas sobre o assunto para as pacientes, com a finalidade de ressaltar a importância sobre os benefícios da amamentação para a saúde dos bebês e das mães.
A ideia de propor o projeto "Agosto Dourado" no centro veio através de reuniões da Comissão de Humanização, onde foram discutidas formas de melhorar o apoio às gestantes e promover a amamentação na comunidade.
Com a orientação para gestantes e demais públicos na sala de espera da unidade, os multiprofissionais tiram dúvidas nutricionais e obstétricas, desmistificando mitos em relação ao tema. Além disso, houve a distribuição de materiais educativos, dinâmica educativa e até um sorteio de enxoval de bebê.
De acordo com o obstetra Flávio Costa, um dos responsáveis pelo Agosto Dourado na unidade, a ideia partiu da necessidade de trazer maiores informações sobre o aleitamento materno, tão importante e essencial para os primeiros meses do bebê em desenvolvimento. "O objetivo é utilizar o período para engajar a comunidade, oferecer suporte às gestantes, mães e pais, e reforçar a importância da amamentação", disse o médico.
A iniciativa foi bem recebida pelas pacientes, que puderam tirar dúvidas e trocar experiências entre si e os profissionais que ali estavam palestrando. A usuária Caroline Santos declarou que a ação fez com que ela tivesse a oportunidade de saber mais sobre a amamentação de forma lúdica e que buscará participar de outras rodas de conversa durante o mês.
"O evento está sendo muito bom! A dinâmica chamou a atenção da gente, em um lugar que viemos sempre para sermos atendidas. São dúvidas básicas que a gente tem e não sabíamos como, mas agora com essas dicas muita coisa se resolveu, virei mais vezes acompanhar as palestras", elogiou.
Iniciativas como essa fazem parte do programa de humanização estabelecido pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão (Fabamed), que administra o 16º Centro de Saúde. Um dos principais objetivos da instituição é realizar o trabalho de maneira interligada com os seus pacientes, criando maior proximidade e ampliação da atividade de bem-estar para a comunidade atendida.