• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Centro Histórico de Salvador terá câmeras de reconhecimento facial

Centro Histórico de Salvador terá câmeras de reconhecimento facial

A previsão é de que o equipamento esteja em pleno funcionamento até outubro

Por Da Redação
Ás

Centro Histórico de Salvador terá câmeras de reconhecimento facial

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, informa que vai instalar câmeras de reconhecimento facial, no centro histórico da cidade. A previsão da é que o equipamento esteja em pleno funcionamento até outubro para auxiliar a polícia na busca por foragidos da Justiça e identificar placas de veículos

O uso desse tipo de tecnologia em espaços públicos tem se expandido cada vez mais pelas principais cidades do Brasil, levantando questionamentos sobre privacidade e a precisão da ferramenta. A própria Salvador já faz uso de câmeras com reconhecimento facial desde o Carnaval de 2018.  

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro também já contam com câmeras instaladas em locais públicos capazes de fazer o reconhecimento facial de pessoas.

Em Salvador, a tecnologia tenha se mostrado eficaz ao identificar 199 pessoas que estavam foragidas desde que foi instalada, especialistas demonstram preocupação com o uso desse tipo de tecnologia. Há pesquisas que mostraram que o reconhecimento facial pode ter mais erros quando está relacionado a pessoas negras e transexuais.

A prefeitura disse que as câmeras farão o monitoramento completo da área, focando na limpeza urbana e fiscalizando os vendedores ambulantes. As imagens serão analisadas em uma central montada na sede da GCM (Guarda Civil Metropolitana), mas o reconhecimento facial será feito exclusivamente pela SSP-BA (Secretaria de Segurança Pública da Bahia), segundo informou a Tilt o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Fábio Mota.

Segundo a prefeitura, o sistema vai contar com câmeras que serão distribuídas em locais estratégicos já definidos, a central de monitoramento 24 horas alocada na sede da GCM de Salvador e rádios-bases com Wi-Fi e megafones — que vão possibilitar a comunicação em tempo real com os pedestres.

O secretário Fábio Mota afirmou que o sistema de câmeras implementado pela Secretaria de Cultura e Turismo será usado com foco maior no turismo, "até porque segurança pública é um dever do Estado e não do município". "Nosso objetivo é o turismo. É deixar o Pelourinho mais seguro, tentar aperfeiçoar a gestão que se tem hoje", afirmou.

Todo projeto conta com o investimento de R$ 14 milhões do Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). 
 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário