Saúde

Cera do ouvido ajuda no diagnóstico precoce do câncer, afirma pesquisa

Foram identificadas 27 substâncias na cera que indicam a existência de câncer em alguma parte do corpo

Por Da Redação
Ás

Cera do ouvido ajuda no diagnóstico precoce do câncer, afirma pesquisa

Foto: Divulgação

A cera produzida no ouvido é capaz de ajudar no diagnóstico do câncer, revela recente pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG). De acordo com o estudo, foram identificadas 27 substâncias na cera que indicam a existência de câncer em alguma parte do corpo. 

A pesquisa, chamada de Nova Fronteira no Diagnóstico de Câncer em Humanos, foi aplicada junto a 102 voluntários e já está publicada na Scientific Reports, uma das principais publicações do mundo científico. 

Segundo os pesquisadores, a análise é simples e as amostras têm o tamanho de um grão de arroz, capaz de identificar quem está doente. O estudo também revelou que o exame é capaz de detectar a doença ainda no estágio inicial, o que aumenta a chance de cura.

“A cera é um produto de secreção que concentra aquilo que é uma impressão digital do que as nossas células produzem, então, quando a cera é produzida, ela tem ali componentes que podem ter sido produzidos por células saudáveis e por células cancerosas”, destaca Nelson Antoniosi, o coordenador da pesquisa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário