• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Cerca de 1,6 milhão de pessoas morreram por tuberculose no mundo, segundo ONU
Saúde

Cerca de 1,6 milhão de pessoas morreram por tuberculose no mundo, segundo ONU

Doença é considerada uma das mais mortais dentre as infecciosas

Por Da Redação
Ás

Cerca de 1,6 milhão de pessoas morreram por tuberculose no mundo, segundo ONU

Foto: ILO/Vijay Kuty

A Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe uma ação mais ambiciosa na luta contra a tuberculose. A doença causou o óbito de 1,6 milhão de óbitos todos os anos e é considerada uma das mais mortais dentre as infecciosas. 

O número de casos e mortes voltou a subir após duas décadas. E três países de língua portuguesa integram a lista de alta carga da doença: Angola, Brasil e Moçambique. Além disso, as duas nações africanas também registram altas taxas de tuberculose resistente a medicamentos, considerada a forma mais grave da infecção.

Vacina até 2025

O diretor da OMS, Tedros Ghebreyesus lembrou que a doença pode ser prevenida e curada, mas continua causando “sofrimento e morte” para milhões de pessoas.

O chefe da agência ampliou o escopo da Iniciativa Pioneira em Tuberculose, que agora contém seis indicadores. Dentre eles, proteção financeira para populações vulneráveis e o licenciamento de uma nova vacina até 2025.

O objetivo é garantir acesso universal à prevenção, cuidados e tecnologias eficazes de resposta à tuberculose.

A agência da ONU se propõe a apoiar os países na expansão de serviços, contribuindo para o cumprimento da meta de Cobertura Universal de Saúde.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário