Cerca de 13 milhões de brasileiros devem comprar os presentes de Natal em cima da hora, revela pesquisa
Principal motivo para o adiamento é a expectativa por promoções

Foto: Reprodução / Freepik
Cerca de 13,2 milhões de brasileiros devem comprar os presentes para o Natal em cima da hora, ou seja, nos dias que antecedem a data. O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
O número representa 10% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém no Natal, indicador próximo aos 8% do ano passado. A principal justificativa dos entrevistados para adiar as compras é a expectativa por promoções (48%), que ajudam a economizar no orçamento.
Outros 20% estão à espera do pagamento da segunda parcela do 13º salário, enquanto 12% alegam falta de tempo para ir atrás dos presentes da lista. Segundo a pesquisa, 11% de entrevistados admitem falta de organização e 10% que culpam a preguiça de fazer compras, empurrando a tarefa para o limite da data comemorativa.
O levantamento mostra ainda que 3% dos entrevistados vão adiar as compras natalinas para janeiro de 2020, na esperança de aproveitar as tradicionais liquidações de início de ano. A maior parte dos consumidores se organizou para garantir os presentes ao longo do mês de novembro (30%) ou na primeira quinzena de dezembro (41%).