Cerca de 14% das chamadas recebidas pelo Samu em Salvador são trotes

Número de ligações falsas para o serviço em 2025 foi de 61.708, de um total de 436.644 chamados

Por Da Redação
Às

Cerca de 14% das chamadas recebidas pelo Samu em Salvador são trotes

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) registrou um total de 61.708 ligações falsas, conhecidas como "trotes", no ano de 2025 em Salvador. O número corresponde a 14% do total de 436.644 chamados recebidos ao longo do ano. 

O gerente geral do Samu Salvador, Ivan Paiva, afirmou que os falsos chamados mobilizam equipes e ambulâncias de forma desnecessária e colocam em risco o atendimento de ocorrências reais. “Cada ligação recebida na nossa central é tratada como prioridade. Quando se trata de um trote, além de mobilizar equipes e viaturas de forma desnecessária, colocamos em risco quem realmente precisa de atendimento urgente. O Samu é um serviço que salva vidas, estruturado para atender situações graves como infartos, acidentes com múltiplas vítimas e crises respiratórias agudas, por exemplo. Um minuto pode fazer toda a diferença”, pontuou.            
 
O Samu é um serviço destinado exclusivamente a situações de urgência e emergência, com risco iminente de morte, comprometimento de órgãos ou membros, ou casos de sofrimento intenso que exigem resposta imediata. Atuando em ocorrências clínicas, cirúrgicas, traumáticas, obstétricas, pediátricas e psiquiátricas. 

Para acionar o Samu, é necessário ligar para o número 192 ou por meio do WhatsApp, pelo número (71) 3143-5630. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário