• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Cerca de 20% dos deputados federais negros eleitos mudaram a declaração de raça no TSE desde 2018

Cerca de 20% dos deputados federais negros eleitos mudaram a declaração de raça no TSE desde 2018

Os partidos com maiores mudanças foram Republicanos, União Brasil , PP e PL

Por Da Redação
Ás

Cerca de 20% dos deputados federais negros eleitos mudaram a declaração de raça no TSE desde 2018

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nas eleições deste ano, 135 candidatos negros foram eleitos para a Câmara dos Deputados. Destes, 27 não fizeram a mesma autodeclaração em 2018, o número equivale a 20% do total. Além disso, 14 se declararam como não negros em ao menos uma eleição (2014,2016 ou 2020). 

Entre os que tiveram mais mudanças na declaração de raça estão integrantes dos partidos com mais cadeiras na casa: Republicanos (5), União Brasil (5), PP (4) e PL (4). 

Essa mudança ocorreu também no eleitorado brasileiro. A informação de raça passou a ser divulgada em 2014.

Para aumentar a competitividade de negros na disputa eleitoral, entre as mudanças, estão a reserva de verbas do Fundo Eleitoral para candidatos negros de maneira proporcional ao número de candidatos com essa raça lançados pelo partido. Neste ano, votos em negros e mulheres terão valor dobrado na divisão do Fundo Eleitoral de 2022.

Em contrapartida, 21 dos deputados federais eleitos se declararam como negros na eleição anterior, mas agora se registraram como não negros. Entre os maiores partidos se destacam PL (6 deputados) e PT (5).

Mesmo com o crescimento na Câmara, os negros seguem subrepresentados. De acordo com dados de 2021 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, 56,1% dos brasileiros se declaram negros — mas são apenas 26% dos deputados.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário