Cerca de 200 toneladas de petróleo são retiradas das praias do Nordeste
Na Bahia, oito cidades e 32 localidades já foram contaminadas pelas substâncias
Foto: Adema | Governo de Sergipe
Cerca de 200 toneladas de petróleo foram retiradas das praias do litoral nordestino, segundo equipes da Petrobras. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) pela estatal.
A operação contou com a participação de 1700 agentes que atuaram nas diversas regiões atingidas pelas manchas de petróleo. Clique aqui para conferir fotos da operação.
Ainda segundo a Petrobras, o material encontrado nas praias não tem origem nas operações da estatal. De acordo com análises realizadas pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), o petróleo cru encontrado nas praias do Nordeste não é produzido no Brasil, nem comercializado ou transportado pela companhia.
A ação ocorre em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, e os custos das atividades de limpeza serão ressarcidos.
Segundo o último dado divulgado pelo Ibama, 72 municípios já foram afetados em nove estados: Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Na Bahia, oito cidades e 32 localidades já foram contaminadas pelas substâncias.
Na manhã desta quarta-feira, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou as praias de Salvador atingidas pelas manchas de óleo.