Cerca de 34 milhões de brasileiros têm baixa renda, diz pesquisa
A população desta faixa etária representa cerca de um quarto do país
Foto: Reprodução / Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pelo Observatório Sistema, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), revelou que o Brasil têm 34 milhões de jovens, com idade entre 15 e 29 anos, de baixa renda. A população desta faixa etária representa cerca de um quarto do país. As informações são da Jovem Pan.
Conforme apontou a pesquisa, apenas 33% dos 34 milhões seguem estudando, outro terço está em atraso escolar. O estudo considerou como baixa renda quem recebe até meio salário mínimo per capta ou renda mensal de até três salários mínimos, entre 2012 e 2022.
A coordenadora do Observatório Sistema, Michelli Stumma, contou que foi uma surpresa para os pesquisadores o número de pessoas que estão fora do mercado de trabalho.
"Surpreendeu negativamente a gente em vários aspectos. Primeiro, é o recorte, quando a gente fala em baixa renda a gente imagina que, como estratégia de sobrevivência, os jovens tendem a trabalhar", continuou.
Ela destacou também, que 31% dos jovens não estuda e nem trabalha e quando conseguem um emprego é um trabalho marcado pela informalidade. “Eles não têm carteira assinada, são condições de baixa remuneração. O jovem recebe menos que a média brasileira e têm alta rotatividade de trabalho", finaliza a coordenadora.