Cerimônia das Velas homenageia mulheres em destaque na capital baiana
Evento da BPW, realizado desde 1930, acontece pela primeira vez em Salvador
Foto: Reprodução/Pixabay
A Cerimônia das Velas será realizada pela primeira vez em Salvador nesta quinta-feira (16), no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado no Costa Azul, a partir das 16h. Criado em 1930 pela fundadora da Business Professional Women (BPW), Lena Madesin Phillips, o evento visa homenagear mulheres que têm o papel imprescindível de iluminar a vida de outras mulheres no seu dia a dia.
Na capital baiana, a BPW, fundação não governamental sem fins lucrativos, é comandada pela contadora Rose Rozendo. Em entrevista ao Farol da Bahia, ela explicou que a cerimônia acontece em diversas partes do mundo com o propósito de valorizar os esforços e as conquistas de mulheres guerreiras.
"Existem diversas mulheres que iluminam a vida de outras mulheres. Por isso, queremos homenageá-las. A Cerimônia das Velas foi criada em Genebra e tem por princípio evocar memórias históricas, evocar as realizações presentes e celebrar o futuro. O evento acontece em todas as BPWs espalhadas pelo mundo em março, mês em que a mulher é celebrada”, explicou Rozendo.
“Estamos trazendo e evidenciando mulheres que estão aqui na sociedade baiana dando luz a vida de outras mulheres, seja na área do empreendedorismo, saúde ou judiciário. A Cerimônia das Velas é esse momento de homenagear mulheres que estão desenvolvendo um trabalho em prol do empoderamento”, completou.
Ao todo, o evento conta nove velas. Segundo Rose, cada uma delas tem uma simbologia diferente. “É tudo muito lindo. Na cerimônia, nós vamos falando o significado da vela e convidamos uma homenageada juntamente com uma sócia para acendê-la. É um ritual só para o mundo inteiro, mas não posso revelar para não perder a graça”, descontraiu.
Entre as homenageadas estão a vice-presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Rosemma Maluf, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Nágila Brito, a comandante da Ronda Maria da Penha de Salvador, Major Tereza Raquel Araújo, entre outras. “A escolha das homenageadas é um trabalho conjunto. Nós vamos observando e pegamos sugestões das próprias associadas e da diretoria. Posso dizer que convidamos mulheres evidentes que merecem destaque”, concluiu.
Foto: Reprodução/ Alair Ribeiro /Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT