Brasil

CGU aponta irregularidades em mais de 25 mil concessões de BPC

Órgão pediu que INSS tome providências para melhorar apuração

Por Da Redação
Ás

CGU aponta irregularidades em mais de 25 mil concessões de BPC

Foto: Reprodução /Agência Brasil

Uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) apontou falhas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre Benefícios de Prestação Continuada (BPC) e pediu que a entidade tome providências para melhorar a apuração de irregularidades no pagamento do auxílio. 

Foram identificadas que mais de 25 mil beneficiários não constavam no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como situação "regular". Esses casos podem ter o benefício suspenso ou cessado.  

O órgão apurou que o monitoramento dessa situação vem sendo feito a partir do Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios (SVCBEN) e do Painel de Qualidade de Dados do Pagamento de Benefícios (QDBEN).

O BPC é concedido no valor de um salário mínimo (R$ 1,100) mensal à pessoa com deficiência ou ao idoso. É preciso ter renda familiar de até um quarto do piso nacional por pessoa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.