CGU e Cade fortalecem parceria para investigar cartéis e fraudes
A parceria envolve o compartilhamento de informações, bases de dados e conhecimentos, proporcionando um ambiente de cooperação técnica
Foto: Agência Brasil
O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, anunciou planos para intensificar a atuação do órgão nas investigações relacionadas a cartéis, visando maior eficácia e agilidade na identificação de suspeitas de fraude mediante conluio contra a administração pública.
Em uma entrevista à CNN, Carvalho destacou que um recente convênio firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) será fundamental para aprimorar os fluxos de controle e fortalecer ações voltadas a essa conduta ilícita. A parceria entre a CGU e o Cade envolve o compartilhamento de informações, bases de dados e conhecimentos, proporcionando um ambiente de cooperação técnica.
"Queremos um olhar mais atento não só para fraudes mediante conluio, mas para ilícitos da Lei Anticorrupção em geral. Estamos construindo uma agenda com o Cade para evitarmos sobreposição", ressaltou o ministro, mencionando a necessidade de uma estruturação cuidadosa diante da complexidade das investigações.
O acordo de cooperação técnica entre CGU e Cade visa otimizar os procedimentos de investigação e responsabilização administrativa, incluindo o aprimoramento dos mecanismos de acordo de leniência. Carvalho salientou que, internacionalmente, as leniências antitruste estão em declínio, tornando a colaboração entre os órgãos investigadores uma estratégia crucial para evitar redundâncias e potencializar os esforços na apuração de suspeitas de irregularidades.