Chanceler alemã culpa Trump por confrontos nos EUA
China ironiza caos em Washington
Foto: Reprodução
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta quinta-feira (7) que está "furiosa e triste" com a invasão ao Capitólio dos Estados Unidos ocasionada por apoiadores de Donald Trump e culpou o presidente pelo ocorrido dessa quarta-feira (6).
"Lamento profundamente que o presidente Trump não tenha admitido sua derrota, desde novembro e de novo ontem (6/1)", criticou. "As dúvidas sobre o resultado das eleições se avivaram e criaram o clima que tornou possível os eventos de ontem à noite", acrescentou.
China
A porta-voz da China, Hua Chunying também ironizou o ocorrido e disse que espera um "retorno à ordem" nos EUA após o paralelo estabelecido entre a situação em Washington e os protestos pró-democracia em Hong Hong.
A ex-colônia britânica foi abalada em 2019 por um movimento de protesto contra o controle de Pequim. As manifestações, em grande parte pacíficas em seus estágios iniciais, tornaram-se violentas, com militantes invadindo o Legco, o parlamento local.
Desta vez, porém, "a reação de algumas pessoas nos Estados Unidos, incluindo alguns meios de comunicação, é completamente diferente", afirmou Hua ao comparar os ocorridos.