Chanceler alemão chega no Brasil de olho no acordo UE-Mercosul
Primeiro-ministro deve anunciar a liberação de recursos do Fundo Amazônia
Foto: Reprodução/Twitter
Olaf Scholz, chanceler alemão, desembarcou no Brasil para encontro com Lula (PT), para reunião prevista para esta segunda-feira (30), uma semana depois de o presidente brasileiro viajar para a Argentina e o Uruguai, onde defendeu o fortalecimento do Mercosul.
A busca pelo estreitamento das relações comerciais entre Brasil e Alemanha, expressa na visita do chanceler, mira o fortalecimento do acordo União Europeia-Mercosul.
A importância do tema cresce na medida em que se estende o conflito na Ucrânia, que obriga os países europeus a encontrar alternativas para acesso às matérias-primas minerais necessárias à transição energética.
A relação Brasil-Alemanha foi estremecida ao longo da gestão Jair Bolsonaro (PL). O movimento de reaproximação ocorre desde a posse de Lula, que contou com a presença do presidente alemão Frank-Walter Steinmeier.
Também está previsto um encontro do chanceler com empresários e ministros brasileiros. Além do Brasil, o representante alemão visita o Chile e a Argentina.