Chanceler da Rússia culpa EUA por queda de helicóptero do presidente do Irã, que não tinha peças de reposição havia quase 40 anos
Segundo o governo iraniano, o helicóptero caiu por falhas técnicas em meio a péssimas condições meteorológicas
Foto: Reprodução/Kremlin
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Larvrov, afirmou nesta terça-feira que os EUA são culpados pela morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, que morreu no domingo em um acidente de helicóptero. A aeronave que transportava Raisi não tinha peças de reposição há quase 40 anos e, o chefe da diplomacia russa afirmou que as sanções americanas contra a nação persa são responsáveis pela situação da segurança da aviação no país.
Lavrov, durante uma visita ao Cazaquistão, disse que as sanções que proíbe o fornecimento de peças de serviço para produtos de aviação fabricados nos EUA, coloca a vida das pessoas em risco. Os americanos negam isto, pois outros países contra os quais os EUA anunciaram sanções não recebem peças sobressalentes para equipamentos fabricados lá, incluindo de aviação.
Segundo o governo iraniano, o helicóptero caiu por falhas técnicas em meio a péssimas condições meteorológicas, mas levantou suspeitas sobre a idade e as condições de manutenção da aeronave. Segundo o piloto de helicóptero da Força Aérea Brasileira, ouvido pelo Globo, o país já enfrentava condições precárias para manter as aeronaves com origem nos EUA e precisava usar engenharia reversa e peças chinesas os helicópteros voando.