Chapada do Rio Vermelho registra maior volume de chuva em Salvador nas últimas 48h
Há risco para deslizamentos de terra na capital baiana
Foto: Reprodução/TV Bahia
O acumulado de chuvas registradas em Salvador nas últimas 48 horas chegou a 85,2 mm, até às 10h20min deste domingo (2), segundo informou o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Os bairros que registraram o maior índice pluviométrico foram: Chapada do Rio Vermelho (32mm), Mirante de Periperi (24,2mm), Pituba (22,6mm), Praia Grande (21,4mm) e Fazenda Coutos (19,2mm).
De acordo com a Codesal, os temporais que causaram alagamentos e inundações entre sexta (18) e sábado (19) foram causados pela combinação de dois fenômenos meteorológicos comuns para a região: uma frente fria, que está posicionada ao sul da Região Metropolitana de Salvador, e o aquecimento das águas do Oceano Atlântico.
O órgão alerta que há risco para deslizamentos de terra em Salvador devido aos acumulados pluviométricos. Em caso de necessidade, moradores podem acionar o órgão pelo número 199, cuja chamada é gratuita. A previsão para as próximas horas é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora. As temperaturas variam entre 23°e 27°C.