Bahia

Chef e mulher assassinados na Bahia haviam fugido da Espanha

Casal estava fugindo de escândalo de estelionato

Por Da Redação
Ás

Chef e mulher assassinados na Bahia haviam fugido da Espanha

Foto: Divulgação

David Peregrina Capó, de 53 anos, foi encontrado morto e com marcas de tiros, às margens de um rio na Bahia, na última sexta-feira (24), assim como sua mulher, a baiana, Érica da Silva Santos. O chef havia se mudado para o Brasil para escapar de uma condenação por estelionato na Espanha. A Polícia Civil do estado está investigando o caso. 

Segundo informações do jornal espanhol "El Mundo", há uma década, David Peregrina era natural de Mallorca, uma das ilhas mais famosas de Baleares, e estava fugindo das autoridades locais "há anos". Isso porque ele foi condenado em dois processos e era alvo de dois mandados judiciais "de busca e detenção", hoje já expirados em razão do passar do tempo. Fontes judiciais confirmaram ao jornal espanhol que o chef foi condenado em Palma "por dois processos-crime num total de mais de 6 anos de prisão pelos crimes de estafa (equivalente a estelionato no Brasil), apropriação indébita e falsificação de documentos". 

Ainda de acordo com informações do "El Mundo", Peregrina foi um dos 28 acusados de um complô para fraudar o banco onde ele trabalhava como diretor de sucursal. O esquema envolvia falsos empréstimos hipotecários que, entre 2003 e 2004, levaram ao desvio de mais de 2 milhões de euros (R$10 milhões, na cotação atual). O escândalo ficou conhecido como "o caso das hipotecas fantasmas". A mídia local identificou Peregrina como líder do esquema e divulgou que ele havia fugido para o Brasil. O julgamento ocorreu em fevereiro de 2012.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.