Chefe da ONU afirma que guerra na Ucrânia não terá vencedores
De acordo com dados levantados pela entidade, o conflito já deixou pelo menos 2,5 mil vítimas civis no país
Foto: Divulgação/ONU
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou durante coletiva com jornalistas realizada nesta terça-feira (22), que a guerra iniciada pelas tropas russas no território ucraniano não terá vencedores. O gestor ainda retificou que, cedo ou tarde, terá que sair do campo de batalha e ir para as mesas de negociações de paz.
Durante discurso, Guterres disse que as pessoas estão vivendo numa situação "infernal" e as consequências do aumento da violência já estão sendo sentidos globalmente. O secretário afirmou que a situação está refletindo no aumento do preço de alimentos, energia, e fertilizantes, aprofundando a crise de fome global.
De acordo com dados levantados pelo Escritório de Direitos Humanos da ONU, divulgados na segunda-feira (21), o conflito já deixou pelo menos 2,5 mil vítimas civis no país, registrando 953 mortos e mais de 1,5 mil feridos.
Ao realizar um apelo final pelo cessar-fogo, o secretário-geral questionou quantas cidades ainda terão de ser destruídas e vidas perdidas para que a paz reine entre as nações.