Chernobyl: Após retirada de militares russos, soldado posa com bandeira da Ucrânia
Área havia sido ocupada pelo exército russo no final de fevereiro
Foto: Reprodução/Governo da Ucrânia
Após militares russos retirarem as tropas de Chernobyl, um soldado ucraniano posou para foto junto a uma bandeira da Ucrânia na usina nuclear. A área havia sido ocupada pela Rússia no final do mês de fevereiro, logo nos primeiros dias de conflito.
Neste domingo (3), as autoridades ucranianas anunciaram que a região, localizada ao norte da cidade de Pripyat, estava novamente sob controle da Ucrânia.
"As unidades das Forças Armadas da Ucrânia tomaram o controle da cidade de Pripyat e da área da Fronteira do Estado da Ucrânia com a República da Bielorrússia. Continuamos a exercer deveres de combate! Glória à Ucrânia!", publicou o Ministério da Defesa da Ucrânia.
As autoridades ucranianas apontaram também a possibilidade dos soldados russos terem sido expostos à radiação no último mês em que ocuparam o local. No entanto, o governo afirma que não encontrou danos nas estruturas da usina.
Segundo o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, a retirada das tropas russas poderia ter provocado um aumento da radiação no local, em razão do movimento de veículos.
Após explodir em 1986, o reator número 4 da central ucraniana de Chernobyl, está coberto por um sarcófago duplo, o primeiro construído pelos soviéticos, que está avariado, e outro mais moderno, inaugurado em 2019.