Autos

Chevrolet Montana fica com três estrelas em teste do Latin NCAP

Picape feita em São Caetano do Sul tem proteção adequada, diz órgão

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Chevrolet Montana fica com três estrelas em teste do Latin NCAP

A picape Chevrolet Montana recebeu três estrelas no teste de colisão feito pelo Latin NCAP. A utilitária é feita sobre a plataforma GEM onde são feitos Onix, Onix Plus e Tracker mas diferente dos outros modelos não teve nota máxima e sim três estrelas na avaliação que segue os critérios sulamericanos do órgão independente. 

A Montana oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série. No teste de impacto a Montana alcançou 79,18% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil, 44,45% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Sistemas de Assistência à Segurança.

O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC. Dr acordo com a entidade a proteção dos ocupantes adultos no teste de colisão frontal mostrou proteção de boa a adequada com uma estrutura estável, boa proteção no teste de impacto lateral e boa proteção da cabeça com proteção marginal do tórax no teste de impacto lateral de poste. 

No entanto o Latin NCAP ponderou que o veículo não oferece Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) nem mesmo como opcional, o que limitou a pontuação máxima a ser alcançada. A proteção dos ocupantes infantis foi baixa nos testes dinâmicos devido à decisão do fabricante de posicionar ambos os dummies voltados para a frente, sem seguir as recomendações das melhores práticas globais que o próprio fabricante seguiu estritamente para outros modelos recentes com bons resultados, mesmo quando os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) recomendados e utilizados no teste permitem instalá-los voltados para trás.

O veículo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante. Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, afirmou que “a Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, o Fiat Strada. Esperamos que a Chevrolet reconsidere sua estratégia de proteção do ocupante infantil e as tecnologias ADAS, pois entendemos que esse modelo pode ter um desempenho melhor e alcançar classificações mais altas de estrelas". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário