Chico Liberato terá site com todo seu acervo e tour virtual pela casa onde mora há 45 anos e onde funciona seu ateliê
O lançamento da plataforma digital será nesta sexta-feira, 28/05, com versões em traduzidas em português, inglês e audiodescrição
Foto: Divulgação
Com um rico acervo, entre obras, manuscritos, fotos, storyboards, vinhetas, filmes de curta e longa metragens, catálogos, cartazes, exposições e uma série de documentos de importância histórica, além de experimentos de arte e audiovisual, o artista plástico e cineasta brasileiro Chico Liberato passa a integrar o mundo digital a partir da próxima sexta-feira, 28/05, data do lançamento do seu site inédito, “CHICO”, com textos explicativos em português, inglês e audiodescrição. A plataforma ainda contará com um tour virtual pela “Casa Chico e Alba Liberato”, onde ele mora com a esposa há 45 anos, recebendo visitantes do mundo inteiro em seu ateliê e nos jardins da residência.
O acesso será pelos links http://www.chicoliberato.com.br, onde as obras do artista também serão comercializadas, e https://www.chicoliberato.com.br/site/casachicoealbaliberato, que permitirá aos internautas desfrutarem das memórias afetivas e culturais da família. O site será uma homenagem pelos 85 anos de Chico Liberato, que completa 57 anos de carreira profissional dedicada à arte e à cultura, e resultará em um bem cultural para toda a humanidade.
Segundo a produtora cultural do site e filha do artista, Candida-Luz Liberato, quando a família escolheu o lugar para morar, a casa também representava uma filosofia de vida do casal Chico e Alba Liberato. Um retiro da cidade, dedicado à criação das artes, ao convívio mais próximo da natureza. Onde se comia o que se plantava e onde se afastavam de alguns elementos da civilização.
"Não tinha televisão em casa, só música. Líamos livros, comíamos frutas do quintal, bebíamos leite da vaca. Nosso lazer era o exercício da arte e de sua experimentação. Quando os amigos chegavam, sempre tinha alguma atividade artística acontecendo. Era um meio de comungar, de viver e descobrir os valores do espírito humano. Ainda hoje o lugar permanece como um oásis e a natureza se mantém resguardada com seus ruídos acolhedores e sua fauna e flora naturais”, ressalta Candida-Luz.
SERVIÇO
“O projeto foi contemplado no Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural e Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal”.
O quê:
Lançamento do site "CHICO"
Quando:
21/05, sexta-feira
Site oficial:
http://www.chicoliberato.com.br
Tour virtual "Casa Chico e Alba Liberato”:
https://www.chicoliberato.com.br/site/casachicoealbaliberato
Instagram:
@chicoliberatoarte
Facebook:
Chico Liberato
Coordenação e produção executiva:
Candida-Luz Liberato
Ficha técnica:
Programação de Dados: Daniel Machado Pamplona Ribeiro
Programação Visual: Jonathas Sousa de Medeiros
Pesquisa: Alba Liberato
Fotografia e Edição de Vídeo: Marcio Albuquerque
Tratamento de Fotografias: Maria de Fatima Barboza
Textos: Leila Midlej
Tradução e Revisão: Lynne Reay Pereir
Redes Sociais:
Planejamento e Textos: Adriana Nogueira
Designer Gráfico: George Lopes