China aprova primeira vacina nasal contra Covid-19
Anvisa ainda analisa versão injetável do imunizante aprovado pela OMS
Foto: Reprodução/Unsplash
As autoridades chinesas aprovaram a primeira vacina nasal contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, do mundo. O imunizante Convidecia foi desenvolvido pela farmacêutica CanSino Biologics e será usado como dose de reforço no país. Segundo os especialistas, além de não utilizar agulha, a vacina é de fácil armazenamento e será administrada pelo nariz através de um spray de aerossol.
A ideia é que essa nova forma de aplicação ajude a acabar com a pandemia. Isso porque o vírus da Covid-19 entra pelas vias respiratórias e, em um primeiro momento, fica por ali mesmo se multiplicando nas mucosas, onde os anticorpos, gerados pelas vacinas atuais, não conseguem chegar.
Segundo a Biomm, laboratório responsável pela comercialização da vacina no Brasil, a versão injetável da Convidecia, aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e utilizada em países como Chile e México, está sob análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a solicitação de um aval para o modelo nasal no país também está nos planos da empresa em breve.