China começa a contabilizar número de pacientes assintomáticos da Covid-19

Nesta quarta-feira foram identificados 130 novos casos assintomáticos

Por Da Redação
Ás

China começa a contabilizar número de pacientes assintomáticos da Covid-19

Foto: REUTERS / Lindsey Wasson/direitos reservados

As autoridades da China estão focadas em avaliar os pacientes assintomáticos que transportam de forma silenciosa o novo coronavírus. Nesta quarta-feira (1º) foram identificados 130 novos casos assintomáticos.

A proporção das pessoas que se incluem neste grupo ainda é desconhecida, mas os especialistas acreditam que esses pacientes também podem transmitir o vírus. O diretor do Centro Norte-Americano para Controle e Prevenção de Doenças acredita que pelo menos um em cada quatro casos de covid-19 é assintomático.

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou que vai começar a divulgar o número de casos assintomáticos registrados no país e vai impor uma quarentena de 14 dias a esses pacientes.

No total, segundo informações das autoridades, há 1.500 casos assintomáticos que estão sendo isolados e monitorados, sendo 205 procedentes do exterior. Esses casos foram geralmente encontrados ao acompanhar os contatos que tinham sido estabelecidos com outros casos confirmados. Também esses pacientes ficavam de quarentena se testassem positivo, mas podiam voltar a sair à rua ao fim desse tempo caso não apresentassem sintomas.

População teme segunda onda

No momento em que o bloqueio termina em várias cidades chinesas, que tentam agora o regresso à normalidade ao fim de mais de dois meses de quarentena, a população teme que haja uma segunda onda de infecções impulsionada por esses casos assintomáticos.

Nas últimas 24 horas foram contabilizados 36 novos casos de infecção pelo novo coronavírus na China, e apenas um teve origem na China continental (excluíndo Hong Kong e Macau) e o restante chegou ao país procedente do exterior.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, apelou, no início da semana, por maior monitoramento dos casos assintomáticos. Há províncias em que esses pacientes começaram a ser obrigatoriamente acompanhados por um hospital durante 14 dias.

No mundo já são mais de 900 mil casos confirmados e mais de 45 mil mortes. No Brasil já são mais de 5mil casos confirmados e mais de 200 óbitos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário