China decreta luto oficial após quase 100 mortos em incêndios florestais
Moradores foram pegos de surpresa em casa e não tiveram chance de escapar
Foto: Reprodução/ Facebook/ Gabriel Boric
O governo do Chile anunciou dois dias de luto oficial no país pelas dezenas de vítimas dos incêndios florestais que atingiu residências na região litorânea e turística de Valparaíso. Em Viña del Mar, moradores foram pegos de surpresa em casa e não tiveram chance de escapar.
Segundo informações de sites locais, muitos residentes foram queimados dentro de veículos, tentando fugir. O número de mortos já chega a quase 100, mas há mais de 370 desaparecidos.
As chamas tiveram início na sexta-feira (2) nas montanhas que cercam a região central e sul e foram se alastrando sem controle para áreas urbanas, impulsionados pela seca prolongada e ventos fortes registrados no Chile.
“O que vivemos nestes dias é a maior tragédia desde o terremoto de 2010. Digo isto para que possamos medir a magnitude destes incêndios e os seus efeitos sobre milhares de famílias. Por esta razão, decidi declarar dois dias de luto nacional a partir desta segunda-feira. É todo o Chile que sofre e chora os seus mortos”, declarou o presidente Gabriel Boric.