• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • China e índia protagonizam mais um conflito com soldados mortos e feridos
Mundo

China e índia protagonizam mais um conflito com soldados mortos e feridos

A luta entre esses países podem estar ligada a problemas não resolvidos anteriormente

Por Da Redação
Ás

China e índia protagonizam mais um conflito com soldados mortos e feridos

Foto: Reprodução

A índia e a China se envolveram em batalha que causou mortes na noite da última segunda-feira (15).  De acordo com uma declaração do Exército indiano, o conflito causou a morte de um oficial e dois soldados e outros 17 soldados feridos. 

Embora ainda desconhecido, há também relatos de que houve mortos de soldados chineses. Criticamente, nenhum dos lados relatou até agora ter disparado armas reais; as mortes podem ter resultado de brigas e possivelmente do uso de pedras e barras de ferro. 

Essa luta entre esses países podem estar ligada a problemas não resolvidos anteriormente, como a exemplo a disputa pela fronteira com o Himalaia. Segundo pesquisadores britânicos, as linhas de fronteira, não são claras e são muito competidas. 

A fronteira atual não é aceita por nenhum dos lados, o que recebeu o nome de  Linha de controle real. Em 2017, uma tentativa de engenheiros chineses de construir uma nova estrada através de território disputado na fronteira Butão-Índia-China ocasionou uma situação tensa de 73 dias no platô de Doklam, que culminou em brigas entre soldados chineses e indianos.

Após esse caso, os dois países construíram novas infra-estruturas militares ao longo da fronteira. O que fez com que a Índia construísse  estradas e pontes para melhorar sua conectividade com a Linha de Controle Real, melhorando sua capacidade de trazer reforços de emergência no caso de uma escaramuças, breve luta durante investida militar. 

No início de maio deste ano,os paises protagonizaram outro conflito, os dois lados impulsionaram as unidades locais, e houve várias escaramuças leves, sem mortes. Ambos os lados acusaram o outro de cruzar a fronteira em várias ocasiões. 

No entanto, a diplomacia dos países em questão haviam aberto comunicações diplomáticas de alto nível e parecem querer encontrar rampas convenientes para cada lado. Além disso, os ministros das Relações Exteriores de ambos os países estão agendados para uma reunião virtual na próxima semana.

Com o conflito de segunda-feira, manifestantes indianos foram as ruas e queimaram cartazes do presidente chinês Xi Jinping junto com itens chineses em resposta ao assassinato de soldados indianos por tropas chinesas, em Ahmedabad.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.