• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • China e União Europeia suspendem importações de aves do Brasil após caso de gripe aviária

China e União Europeia suspendem importações de aves do Brasil após caso de gripe aviária

Medida segue protocolo sanitário internacional

Por Da Redação
Ás

Atualizado
China e União Europeia suspendem importações de aves do Brasil após caso de gripe aviária

Foto: Pixabey

China e União Europeia interrompem nesta sexta-feira(16), a importação de produtos da avicultura brasileira após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A suspensão segue os protocolos sanitários firmados entre os países e o Brasil.

A decisão já era considerada provável por autoridades brasileiras e representantes do setor. Segundo o secretário-adjunto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Allan Rogério Alvarenga, a medida está prevista nos acordos internacionais e impede a emissão de certificados sanitários para exportação quando há registro da doença.

A suspensão é temporária e tende a durar até que o Brasil comprove o controle do foco e retome o status sanitário exigido pelos parceiros comerciais. O governo federal e as entidades da cadeia avícola acompanham a situação e reforçaram a adoção de medidas de biossegurança para conter a disseminação do vírus.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, e a avicultura representa um dos principais segmentos do agronegócio nacional. Até então, os casos registrados de influenza aviária no país se limitavam a aves silvestres. Esta é a primeira ocorrência em plantel comercial desde o início da vigilância intensificada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário