China estava prestes a retomar compra de frango do Rio Grande do Sul, diz Fávaro
O ministro também defendeu restrições regionais, em locais de focos de gripe aviária e deu exemplos de países que adotaram essa medida

Foto: Reprodução/FernandoFrazão/AgênciaBrasil
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19) que a China estava próxima de retomar as importações de carne de frango do Rio Grande do Sul, após mais de um ano de restrição devido a um caso de doença de Newcastle registrado em uma granja comercial no estado.
Segundo Fávaro, o governo chinês manteve a restrição no estado gaúcho e não para todo país, por isso, estavam "na iminência de voltar, pois se deram por satisfeitos", afirmou o ministro a jornalistas.
Fávaro também defendeu as restrições regionais, em locais de focos de gripe aviária, como o Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas fizeram.
O ministro informou que a China havia sinalizado a reabertura comercial para a compra de carne de frango do estado durante a recente viagem da comitiva brasileira ao país asiático.
No entanto, Pequim ampliou a suspensão ao resto do Brasil por conta do caso confirmado de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na semana passada.
“Nessa viagem da missão com o presidente Lula à China, [o governo chinês] deu sinais de que estava satisfeito com todos os relatórios fornecidos sobre o Newcastle no Rio Grande do Sul e, provavelmente, iria retirar as restrições. Infelizmente agora a restrição veio por outro motivo e para o Brasil todo”, concluiu.