• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • China se configura como maior importadora de energia da Rússia, diz pesquisa
Mundo

China se configura como maior importadora de energia da Rússia, diz pesquisa

Com início da guerra, país superou Alemanha

Por Da Redação
Ás

China se configura como maior importadora de energia da Rússia, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil

Um levantamento do Centro para Pesquisa de Energia e Limpeza do Ar, divulgado nesta segunda-feira (13), aponta que a China superou a Alemanha e se configurou como maior compradora das exportações da Rússia no setor de energia desde o início da guerra na Ucrânia. A informação é do jornal Estadão.

Segundo os dados, a Rússia recebeu cerca de 93 bilhões de euros (US$ 97 bilhões) em receita pela venda de petróleo, gás natural e carvão desde 24 de fevereiro, quando invadiu a Ucrânia. Cerca de 61% do valor desses combustíveis fósseis foram exportados para a União Europeia durante os primeiros 100 dias do conflito, segundo o grupo sediado em Helsinque. 

Isso incluiu 12,1 bilhões de euros em exportações para a Alemanha, 7,8 bilhões de euros para Itália, este mesmo valor para a Holanda, e 4,4 bilhões de euros para a Polônia, segundo o grupo. A Alemanha, que era o maior importador de combustíveis fósseis da Rússia durante os dois primeiros meses da guerra, passou ao segundo lugar, com a China assumindo a liderança ao comprar cerca de 12,6 bilhões de euros em energia de Moscou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário