Chuva de meteoros Leônidas acontece na madrugada de sábado (18)
Fenômeno ocorre anualmente e é relacionado ao cometa Tempel-Tuttle
Foto: Reprodução/Pixabay
A chuva de meteoros Leônidas acontece na madrugada no sábado (18). O pico esperado de visualização é a partir de 1h da manhã, com fluxo ainda mais intenso entre 3h e 5h, e poderá ser visto a olho nu em regiões que sejam distantes de centros urbanos. Cidades grandes e com muita poluição, no entanto, terão visibilidade reduzida.
O fenômeno ocorre anualmente e é relacionado ao cometa Tempel-Tuttle, descoberto em 1865. O corpo celeste dá voltas em torno do Sol a cada 33 anos e, cada vez que faz isso, libera as partículas que formam a Leônidas. À medida que o cometa se aproxima do Sol, parte do gelo na superfície dele se aquece e se quebra, dispersando partículas de rocha e poeira ao longo de sua trajetória.
Todos os anos, no mês de novembro, a Terra cruza a órbita do Tempel-Tuttle e colide com esses detritos deixados pelo cometa. Quando essas partículas entram na atmosfera terrestre, formam rastros luminosos.
Para fotografar a chuva de meteoros, a Nasa sugere o uso de uma câmera com foco manual em um tripé com um cabo de liberação do obturador ou cronômetro embutido, equipado com uma lente grande angular.