Chuva de meteoros Líridas atinge pico na madrugada entre domingo (21) e segunda (22)
Expectativa de até 18 meteoros por hora
Foto: Observatório Espacial Heller & Jung/ Ilustrativa
Chuva de meteoros Líridas, tem pico entre este domingo (21) e segunda-feira (22), com expectativa de até 18 meteoros por hora, segundo o Projeto de Ciência Cidadã Exoss.
O fenômeno ocorre quando um grande número de corpos entra na atmosfera da Terra simultaneamente, formando "estrelas-cadentes" no céu devido à resistência do ar sobre as rochas.
Os fragmentos da chuva de meteoros Líridas são deixados pelo cometa Thatcher enquanto orbita o Sol, e para observá-los é ideal estar em ambientes escuros. No entanto, a observação deste ano será prejudicada pela Lua, que estará 96% iluminada, segundo o Projeto de Ciência Cidadã Exoss.
Nomeadas em homenagem à constelação de Lyra, as Líridas são uma das mais antigas chuvas de meteoros registradas, mencionadas em textos históricos chineses com mais de 2.500 anos.
Além das Líridas, em abril também ocorre a passagem do cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como "Cometa do Diabo", na terça-feira (23), e a conjunção entre Saturno, Marte e Mercúrio, no dia 30 de abril, quando os planetas estarão visualmente alinhados antes do amanhecer.