Chuvas: Codesal muda status de monitoramento para nível de alerta máximo
Duas comunidades tiveram as sirenes de emergência acionadas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador
Devidos as fortes chuvas que atingem a capital baiana desde o último sábado (16), as regiões de Voluntários da Pátria, no Lobato, e Vila Picasso, em Capelinha de São Caetano, tiveram as sirenes de emergência acionadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) na manhã desta segunda-feira (18). Além disso, o órgão também mudou o status de monitoramento para o nível de alerta máximo, devido à previsão da continuidade de chuvas fortes em Salvador.
As comunidades que tiveram as sirenes acionadas apresentaram acumulado de chuva de 150 mm durante as últimas 72h, chegando ao nível de alerta máximo, e a previsão atual é de chuva forte na cidade, o que resultou no acionamento do sistema. Durante a madrugada desta segunda, Salvador registrou rajadas de vento de 28 km/h e temperatura mínima de 22ºC. Outras cinco localidades também podem ter a sirene acionada: Mamede (Alto da Terezinha), Bom Juá, Calabetão, Moscou (Castelo Branco), Pedro Ferrão (Liberdade), Baixa do Cacau (São Caetano). Isso porque o índice pluviométrico nessas localidades está próximo a 150mm.
A instrução da Defesa Civil aos moradores de área de risco onde houve acionamento da sirene é a saída imediata do imóvel, portando apenas documentação mínima e remédios. Em seguida, essas pessoas são conduzidas aos abrigos organizados pela Prefeitura em escolas municipais.