Chuvas provocam ao menos 21 mortes no estado de São Paulo
Autoridades confirmaram que, até o momento, oito municípios paulistas registraram óbitos
Foto: Reprodução
Durante a madrugada deste domingo (30), as fortes chuvas causaram pelo menos 21 mortes em São Paulo, segundo as informações do governo do estado.
Os óbitos foram registrados nas seguintes cidades:
Franco da Rocha: 5
Francisco Morato: 4
Embu das Artes: 3
Várzea Paulista: 5
Arujá: 1
Ribeirão Preto: 1
Jaú: 1
Itapevi: 1
“Os transtornos provocados pelo mau tempo também deixaram cerca de 660 famílias desabrigadas ou desalojadas”, informou a Defesa Civil de São Paulo em nota, nesta segunda-feira (31).
“Entre as vítimas há um total de oito crianças. Além disso, há seis feridos e 11 desaparecidos”, complementou o comunicado.
Franco da Rocha
O prefeito de Franco da Rocha, Nivaldo Santos (PSDB), em entrevista à CNN na noite deste domingo, chegou a confirmar oito mortes na cidade, informação corrigida pela prefeitura por volta das 23h para quatro mortes. Na manhã desta segunda (31), a quinta morte foi confirmada no mesmo local das outras, na Rua São Carlos.
Segundo os Bombeiros, entre as 00h00 e às 23h59 desde domingo, foram recebidos 136 chamados para queda de árvores e vistorias, 52 chamados para enchentes e alagamentos, 114 chamados para desmoronamento, soterramento ou desabamento e registradas 11 vítimas socorridas e 3 pessoas ainda desaparecidas.
No município, a prefeitura confirmou o registro de diversas ocorrências devido às chuvas.
O incidente mais grave ocorreu na rua São Carlos, no Parque Paulista, onde um deslizamento de terra atingiu residências. Todas as cinco mortes confirmadas, até a manhã desta segunda (31), aconteceram nesse local.
Também houve ocorrência de desabamento de terra na rua Paulo Brossard, na Vila Vassouras. Os bombeiros foram acionados por volta das 08h da manhã. No local, foram resgatadas cinco pessoas com vida — incluindo duas crianças, de três e oito anos.
Na rua Dália, no bairro Vila Palmares, os bombeiros resgataram uma criança de oito anos após um deslizamento de terra. A vítima foi encaminhada com vida à Unidade de Pronto Atendimento de Franco da Rocha.
Às 21h50, a prefeitura fez um alerta sobre a Represa Paiva Castro, que atingiu o limite de segurança de 78,7% de volume, e oriento que a população em área de risco de alagamento procure abrigo na casa de amigos e parentes.
Embu das Artes
Em Embu das Artes, um deslizamento de terra provocou a morte de três pessoas — uma mãe e dois filhos — durante a madrugada de hoje. Na casa atingida estavam sete pessoas: quatro sobreviventes foram socorridos por civis antes da chegada dos bombeiros.
Várzea Paulista
Conforme a Defesa Civil, cinco pessoas morreram após um deslizamento de terra em Várzea Paulista, incluindo três crianças.
Monte Mor
A Prefeitura de Monte Mor, no interior de São Paulo, decretou situação de calamidade pública, neste domingo (30), pelas fortes chuvas e suspendeu a volta às aulas previstas para a próxima segunda-feira (31).
Durante a semana, o Executivo municipal irá informar a nova data de retorno das atividades na rede municipal de ensino.
Até o momento, não há registros de mortos na cidade.
Previsão do tempo
Em entrevista à CNN, o chefe da previsão do tempo do Inmet, Assis Diniz, alertou para chuvas significativas até a próxima quarta-feira (2).
De acordo com o especialista, as chuvas podem atingir 100 milímetros por dia.