• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Cidades do interior da Bahia têm estoque zerado de BCG, vacina contra a tuberculose
Bahia

Cidades do interior da Bahia têm estoque zerado de BCG, vacina contra a tuberculose

Municípios do norte, oeste e centro-norte do estado estão sem imunizantes

Por Da Redação
Ás

Cidades do interior da Bahia têm estoque zerado de BCG, vacina contra a tuberculose

Foto: Reprodução / G1

Alguns municípios baianos estão com estoque zerado da vacina BCG, aplicada em crianças, nesta quinta-feira (2). Cidades nas regiões norte, oeste e centro-norte do estado tiveram as últimas doses descartadas ao atingirem prazo de validade e os lotes não foram repostos nas unidades.

Nas unidades de saúde de Juazeiro, Capim Grosso e Jacobina, no norte da Bahia, tiveram as últimas doses válidas até terça-feira (1). Em Juazeiro, maior município da região, 450 doses não foram aplicadas porque passaram do prazo.

A Secretaria de Saúde do município informou que faz a solicitação ao Núcleo Regional de Saúde duas vezes por mês e aguarda a chegada de novas doses. A previsão é que sejam enviadas na próxima semana. 

Na cidade de Jacobina, 80 doses foram perdidas e não há previsão reabastecimento. Já em Capim Grosso, 60 doses precisaram ser descartadas e também não há previsão de chegada.

Em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, a aplicação de vacina BCG também está suspensa. De acordo com o secretário da Saúde, Marcelo Brito, o último lote chegou em 26 de novembro, mas venceu quatro dias depois.

Desde terça-feira (30), as unidades básicas de saúde e o Hospital da Mulher não aplicam a BCG em crianças. Somente no hospital, aproximadamente 30 crianças são vacinadas todos os dias.

A prefeitura de Feira de Santana informou que recebe as vacinas da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que repassam depois de receber o imunizante do Ministério da Saúde.

No município de Barreiras, no oeste baiano, a vacina BCG está em falta há mais de 30 dias, de acordo com a Coordenação de Imunização da cidade. A Regional de Imunização do Oeste, informou que a falta do material afeta todos os municípios da região.

As últimas doses na região estavam na cidade de São Desidério, mas o prazo de validade também expirou no dia 30 de novembro.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) disse que o desabastecimento dos imunizantes é resultado do atraso no cronograma de entrega do Ministério da Saúde, que nega a situação.

Já Ministério da Saúde afirma que, ao longo de 2021, distribuiu 100% das doses solicitadas da vacina BCG para a Bahia. Conforme a pasta, não houve solicitação do insumo nos meses de março e outubro.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário