Cidades do Mato Grosso começam a ser suspender vacinação contra a Covid-19 por falta de doses
O último lote da vacina foi recebido há mais de uma semana
Foto: Reprodução EPTV
Os estoques da vacina contra a Covid-19 estão no fim ou à beira do fim nos municípios do Mato Grosso. Por causa disso, aos poucos a vacinação está sendo suspensa temporariamente até o Ministério da Saúde liberar novas doses da vacina.
Cuiabá e Rondonópolis já suspenderam a imunização e mantêm apenas a aplicação da segunda dose. Já Sinop e Cáceres devem parar nesta quarta-feira (17). Barra do Garças está com o estoque chegando ao fim.
Até agora, o estado recebeu 191 mil doses de vacina desde o início da campanha, que começou em 19 de janeiro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o governo federal não deu previsão de novo envio de vacinas. O último lote da vacina foi recebido há mais de uma semana.
Cuiabá parou a vacinação dos idosos, mas mantêm a vacinação da segunda dose dos profissionais da saúde. A prefeitura informou que já foram vacinados 2.460 idosos acima dos 85 anos e que está planejando a continuidade da imunização dos idosos acamados, que serão imunizados em casa. Ao todo, a capital recebeu pouco mais de 33 mil doses e já vacinou 31.447 pessoas até agora.
Em Rondonópolis, a vacinação de idosos com 85 anos ou mais já foi suspensa porque as doses acabaram. O município, que tem população de 236 mil habitantes, vacinou até agora 6.142 pessoas.
Já em Sinop, a vacinação de idosos começou há menos de uma semana e já vai parar nesta quarta-feira (17).
Para o restante da população, foram recebidas 1.544 doses, que já foram usadas para a imunização de 1.528 trabalhadores da saúde e idosos que vivem em abrigos. Na semana passada, o município começou a imunizar idosos acima de 90 anos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacinação em Mato Grosso começou no dia 19 e já foram vacinadas 86.327 pessoas até esta terça (16). Das 191 mil doses que o estado recebeu, 60 mil foram destinadas aos indígenas.