• Home/
  • Notícias/
  • Turismo/
  • Cidades europeias estão criando estratégias para inibir fluxo turístico exagerado
Turismo

Cidades europeias estão criando estratégias para inibir fluxo turístico exagerado

"Turismofobia" está crescendo ao redor do mundo

Por Da Redação
Ás

Cidades europeias estão criando estratégias para inibir fluxo turístico exagerado

Foto: Prefeitura de Ubatuba

Ao redor do mundo, moradores estão criando estratégias para espantar turistas. O fenômeno é informalmente chamado de "turismofobia", se referindo a insatisfação dos moradores locais com as consequências do turismo desenfreado. 

Entre os principais problemas do excesso de turismo, se destacam o trânsito em excesso, perda da identidade local e a substituição de comércios locais por empreendimentos multinacionais. É nítido o encarecimento da vida, os transtornos e perturbações urbanas em cidades com fluxo turístico intenso, que desconsideram os moradores locais, que são diretamente atingidos por essas questões.

Sem uma solução plena para a questão, cidades e moradores estão criando sua própria forma de lidar com a questão. Em julho desse ano, moradores protestaram contra turistas em Barcelona com o slogan "Basta! Ponhamos limite ao turismo!". Já em Veneza, turistas agora precisam pagar uma taxa governamental diária de 5 euros. Em Amsterdam foi decretada a proibição de construção de hotéis. O Brasil também não fica para trás, a prefeitura de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, implementou uma cobrança diária para veículos na cidade.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário