Tecnologia

Cientistas brasileiros constroem robô que descontamina corpo humano em menos de 20 segundos

Pesquisadores garantem que o robô é capaz de eliminar 99,9% de microrganismos como o coronavírus

Por Da Redação
Ás

Cientistas brasileiros constroem robô que descontamina corpo humano em menos de 20 segundos

Foto: Pexels

O departamento de Física da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um robô, nomeado de "Ester", que tem função de sanitizar usuários de espaços com grande circulação de pessoas. 

De acordo com os pesquisadores, o projeto é uma espécie de caixa de despoluição que funciona por meio de voz. A limpeza começa quando o indivíduo entra no equipamento e abre os braços para passar pelo processo de descontaminação, que dura menos de 20 segundos.

O robô funciona por meio de inteligência artificial e  usa sanitização a seco, com lâmpadas ultravioleta, o que impacta nada ao meio-ambiente.

O departamento informou ainda que a máquina elimina qualquer rastro de vírus, fungos e bactérias em roupas, calçados e até na sola. Além disso, garante que o robô é capaz de eliminar 99,9% de microrganismos como o coronavírus.

O inventor do projeto, Roberto Dotta, explicou: “Em 20 segundos consegue sanitizar até 99% de todos os vírus e bactérias, inclusive o coronavírus e suas variantes. Ela é muito importante para ser usada em ambientes como cinema, hotéis, hospitais, aeroportos, sala convenção. E é fundamental porque seria inócuo sanitizar um ambiente e não sanitizar os usuários. É uma atitude de responsabilidade civilizada do empresário com seus colaboradores e seus clientes e todos os visitantes de seus ambientes e seus espaços empresariais”.

Os pesquisadores ainda afirmaram que Ester possui a mesma tecnologia usada para monitorar o comportamento de satélites em órbita.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.