Cientistas defendem captura de CO2 para preservar o meio ambiente

Iniciativa foi defendida em artigo publicado na semana passada

Por Da Redação
Ás

Cientistas defendem captura de CO2 para preservar o meio ambiente

Foto: Reprodução

Em artigo publicado na semana passada pelo periódico Nature Communications, cientistas sugerem que a implementação emergencial de purificadores de dióxido de carbono (CO2seria uma das técnicas que impulsionaria a empreitada para combater a concentração do gás no meio ambiente. Entretanto, a ação exigiria financiamentos equivalentes aos dedicados a guerras de governos e empresas.

Por meio de uma tecnologia chamada Captura Direta de Ar (tradução livre de Direct Air Capture – DAC), sistemas mecânicos que se valem, atualmente, de um solvente líquido ou sólido capaz de separar o CO2 de outros gases, realizam a tarefa. Exemplos de tais dispositivos são os comercializados pela empresa suíça Climeworks, que já tem 15 máquinas ativas no continente europeu.

As operações são alimentadas por energia geotérmica renovável ou produzida pela queima de resíduos: um ventilador suga o ar e o passa por um coletor, dentro do qual existe um filtro que, por sua vez, direciona o poluente para o subsolo, onde é, finalmente, sequestrado.

Espera-se que os custos de tais dispositivos sejam, aos poucos, reduzidos, mas, nos moldes encontrados hoje em dia, além de caros em relação a alternativas estudadas, consomem muita energia. Para se ter uma noção, seriam responsáveis por um quarto do consumo global em 2100.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário