Mundo

Cientistas descobrem vazamento de 40 mil toneladas de metano

Gás foi detectado através de dados de satélite

Por Da Redação
Ás

Cientistas descobrem vazamento de 40 mil toneladas de metano

Foto: Divulgação/ESA

Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) descobriram, através de dados de satélite, plumas de metano vindas de uma plataforma em alto-mar no Golfo do México. Essa é a primeira vez que o gás é detectado por meio de plataforma de offshore. 

A descoberta foi anunciada na semana passada pela agência, após a publicação do estudo com a descoberta na "Environmental Science and Technology Letters".

Segundo os cientistas, a plataforma liberou grandes volumes de metano durante 17 dias. Ao todo, cerca de 40 mil toneladas do gás foram liberadas na atmosfera em dezembro de 2021.

Os pesquisadores ainda concluíram que essa quantidade de emissão foi um incidente, com a maior duração desde que a atividade de queima iniciou na plataforma. 

De acordo com a ESA, s vazamentos de instalações em alto-mar representam quase 30% da produção mundial do metano, que é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário