Cientistas determinam que maior terremoto registrado em Marte foi causado por meteoro
Tremor foi registrado em maio de 2022

Foto: Reprodução
Cientistas do módulo de aterrissagem InSight da Nasa, determinaram o que pode ter causado o maior terremoto já registrado em Marte. O tremor foi registrado em maio de 2022, com magnitude 4,7, e pode ter sido causado pelo impacto de um grande meteoro.
"Concluímos que o maior terremoto de Marte observado pelo InSight foi tectônico, e não um impacto. Isso é importante, pois mostra que as falhas em Marte podem abrigar grandes tremores. Ainda há falhas ativas em Marte. O planeta continua encolhendo e esfriando lentamente, e ainda há movimento dentro da crosta, embora não haja mais processos de placas tectônicas ativos. Essas falhas podem provocar terremotos", disse o cientista planetário Ben Fernando, da Universidade Oxford, na Inglaterra, principal autor da pesquisa publicada nesta semana na revista Geophysical Research Letters.
Os pesquisadores determinaram que o terremoto de magnitude 4,7 teve seu epicentro na região de Al-Qahira Vallis, no hemisfério sul de Marte, a aproximadamente 2.000 km a sudeste da localização do InSight. Eles acreditam que o tremor se originou talvez a algumas dezenas de quilômetros abaixo da superfície.