Cientistas fazem, pela 1ª vez, transplante de orelha impressa em 3D
Procedimento aconteceu em março nos EUA e foi divulgado nessa quinta-feira (2)
Foto: Reprodução
A empresa de medicina regenerativa 3DBio Therapeutics revelou ter realizado o primeiro implante de orelha utilizando a impressão 3D de células. Conforme as autoridades, o procedimento, que aconteceu em março nos Estados Unidos, foi um sucesso. O resultado foi divulgado pela companhia nessa quinta-feira (2).
Como explicou a instituição, o órgão foi criado usando células da própria paciente, uma mulher de 20 anos, identificada apenas como Alexa por questões de privacidade.
A jovem nasceu com uma deformidade congênita na orelha direita chamada microtia. Segundo os cientistas, pacientes com essa condição têm os ouvidos externos ausentes ou subdesenvolvidos.
Conforme a empresa, a orelha impressa vai regenerar o tecido cartilaginoso da paciente e deve dar para o novo órgão uma aparência natural. No procedimento, foi utilizada a orelha esquerda da paciente para a modelagem.
De acordo com o presidente-executivo da 3DBio Therapeutics, Daniel Cohen, o implante de uma orelha feita de células humanas é um feito inovador.