Cientistas internacionais desenvolvem teste para detectar Parkinson
Doença é conhecida por causar tremores e por afetar movimentos do corpo
![Cientistas internacionais desenvolvem teste para detectar Parkinson](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/128586/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=6e961f34ccc28770b072ea4c3ba98165)
Foto: Reprodução/Pixabay
Cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, desenvolveram um teste que pode ajudar a diagnosticar a doença de Parkinson em apenas três minutos. A condição neurodegenerativa é conhecida por causar tremores e por afetar a capacidade do indivíduo de controlar os movimentos do próprio corpo.
De acordo com os pesquisadores, o teste consiste em esfregar parte da pele em um cotonete para obter uma amostra do tecido. A análise observa mudanças no sebo da pele, que é uma secreção natural previamente relacionada ao Parkinson. “Esse teste tem o potencial de melhorar de maneira significativa o diagnóstico e o gerenciamento de pessoas com Parkinson”, informa o professor de neurologia Monty Silverdale, da Universidade de Manchester, Reino Unido, em nota.
Para o estudo que propôs o novo exame, foram coletadas amostras de 79 pessoas com Parkinson e de 71 sem a condição. De acordo com o químico Depanjan Sarkar, foram identificados mais de 4 mil compostos nas amostras, sendo que 500 deles diferenciavam pessoas com a doença daquelas que não a tinham.
Os especialistas estão otimistas com os resultados e esperam que a pesquisa seja expandida. No momento, não existem testes conclusivos para o Parkinson. De forma geral, os especialistas analisam os sintomas, o histórico médico, realizam exames de imagem do cérebro e observam outros fatores relacionados à condição antes de fazerem o diagnóstico.