• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Cinco pessoas negras morreram por dia em operações policiais em 2021, aponta estudo
Brasil

Cinco pessoas negras morreram por dia em operações policiais em 2021, aponta estudo

No total, foram registradas 3.290 mortes em ações na Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo

Por Da Redação
Ás

Cinco pessoas negras morreram por dia em operações policiais em 2021, aponta estudo

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pela Rede de Observatórios em Segurança Pública mostrou que, no ano passado, pelo menos cinco pessoas negras foram mortas por dia no Brasil em ações policiais. No total, foram registradas 3.290 falecimentos em operações realizadas na Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Dessas vítimas, 2.154 eram pessoas negras, o que representa 65% do total.

Em São Paulo, o relatório ressalta que, após o uso de câmeras nas fardas dos agentes, foi verificado uma redução da letalidade policial. Apesar disso, a maioria dos mortos são negros, com média de um falecimento a cada 72 horas no Estado.

Na Bahia, de 616 pessoas mortas em decorrência de intervenção de agentes do Estado em 2021, 603 eram negras. O volume representa 97,9% dos casos. Sendo assim, é registrada a morte de uma pessoa negra pela polícia a cada 24h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário