Cineasta Robert Downey Sr morre aos 85 anos
Artista lutava há anos contra o Parkinson
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O cineasta Robert Downey Sr, pai do ator Robert Downey Jr, morreu aos 85 anos na última terça-feira (6). Nas redes sociais, Downey Jr. lamentou a morte do pai e informou que ele lutava há anos contra o Parkinson. "Ontem à noite, papai fez sua passagem pacificamente, após anos suportando as devastações do Parkinson... ele era um verdadeiro cineasta independente e permaneceu extremamente otimista o tempo todo", escreveu o ator.
O talentoso cineasta deixou outras reconhecidas. Entre elas, “Putney Swope”, uma comédia de 1969 sobre um homem negro que é acidentalmente eleito presidente de uma agência de publicidade da Madison Avenue. O filme arrecadou US$ 2,7 milhões.
Robert John Elias Jr. nasceu em 24 de junho de 1936, em Manhattan, e cresceu no Rockville Center, em Long Island. O pai dele era gerente de restaurante e a mãe, Betty (McLoughlin) Elias, modelo. Anos mais tarde, ao se alistar no Exército ainda adolescente, adotou o sobrenome de seu padrasto, Jim Downey, que trabalhava com publicidade. Após o exército, ele chegou a jogar beisebol semiprofissional por um ano. Mas depois começou a escrever peças. Entre as pessoas que conheceu na cena off-off-Broadway estava William Waering, que tinha uma câmera e sugeriu que tentassem fazer filmes. Depois disso, a carreira do artista decolou.