Michel Telles

Cirurgião representa a Bahia em Abu Dhabi

Acontece por lá a 37ª Edição do Congresso Mundial de Endourologia (WCE 2019)

Por Michel Telles
Ás

Cirurgião representa a Bahia em Abu Dhabi

Foto: Divulgação

O diretor do núcleo de urologia do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR),  Leonardo Calazans, está em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, onde representa a Bahia até o dia 2 de novembro na 37ª Edição do Congresso Mundial de Endourologia (WCE 2019). No evento internacional, dedicado à cirurgia urológica minimamente invasiva, o médico vai apresentar dois trabalhos em vídeos que mostram casos extremamente raros, operados por seu colega, o urologista Nilo Jorge Leão, coordenador do Instituto. Além de apresentar os primeiros resultados práticos do IBCR com as plataformas robóticas de Salvador para as maiores referências internacionais em cirurgia robótica, o médico vai compartilhar a experiência do serviço desenvolvido na Bahia para urologistas conceituados mundialmente. 

O primeiro robô chegou em Salvador em março de 2019, o IBCR foi lançado oficialmente em junho deste ano, portanto há menos de cinco meses. “Mesmo assim, temos a honra de representar nosso estado e o nosso país neste grande evento mundial, fato revela que estamos trabalhando em um nível elevado do ponto de vista técnico. Esperamos que este seja o primeiro de muitos trabalhos a serem aprovados em eventos internacionais para que o mundo saiba que no Brasil, no Nordeste, na Bahia, não estamos distantes do padrão de medicina que é exercido nos países mais desenvolvidos do mundo”, frisou Nilo Jorge Leão.

O objetivo do IBCR, desde seu lançamento, é ampliar o conhecimento sobre a cirurgia robótica, a fim de difundir a tecnologia e torná-la acessível ao maior número possível de pacientes. Para isso, o instituto oferece proctorias voltadas para a qualificação, orientação e suporte de médicos interessados em operar com o auxílio do robô Da Vinci, tecnologia que representa a forma mais moderna de abordagem cirúrgica minimamente invasiva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário