Autos

Citröen C3 zera no teste de colisão do Latin NCAP

Citröen se defende e diz que veículo cumpre normas

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Citröen C3 zera no teste de colisão do Latin NCAP

O Latin NCAP (programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe) divulgou os resultados de mais uma rodada de testes de carros vendidos no Brasil. O Toyota Corolla perdeu pontuação em um novo protocolo e ficou com quatro estrelas após uma auditoria enquanto o compacto Citroën C3 Aircross ficou com zero estrela segundo o protocolo de segurança. 

O Citroën C3 Aircross traz dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão. O Aircross obteve 33,01% em Ocupante Adulto, 11,37% em Ocupante Infantil, 49,57% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 34,88% em Assistência à Segurança. O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC. O teste de impacto lateral de poste não foi realizado e obteve zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas filas dianteira e traseira, que nem sequer é oferecida como opcional.

Segundo o Latin NCAP: “‘o impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do passageiro da frente. O teste de impacto lateral apresentou uma intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes. O teste de chicotada cervical (whiplash) obteve proteção deficiente para o pescoço do adulto. A proteção dinâmica para crianças não obteve pontos porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não cumpre com os requisitos do Latin NCAP. O aviso de cinto de segurança não cumpre com os requisitos do Latin NCAP que exige equipamento sonoro e não somente aviso de painel. O modelo não oferece Sistemas de Assistência à Velocidade, como padrão, Sistemas de Suporte de Pista e Frenagem Autônoma de Emergência, nem mesmo como opcionais.

Para o órgão, o teste de impacto lateral teria melhorado em pontos, mas a proteção do ocupante adulto permaneceria no nível de zero estrela. 

“Enquanto outros concorrentes oferecem mais segurança e melhor desempenho, a Citroën continua a proporcionar uma segurança deficiente como padrão em seus carros. O Latin NCAP insta a Stellantis, a PSA e a Citroën a mudar seu enfoque, a melhorar o equipamento básico de segurança dos carros e a oferecer voluntariamente os carros ao Latin NCAP para mostrar aos consumidores seu desempenho”, diz Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP

O Latin NCAP realizou um teste de auditoria no Corolla vendido no mercado Mexicano. O Toyota Corolla foi avaliado e classificado em 2022 e obteve cinco estrelas. 

No teste de auditoria de 2024, o teste de impacto frontal teve um desempenho semelhante, mas a área de proteção dos airbags laterais de cortina apresentou menor cobertura do que na versão testada em 2022, resultando em uma penalidade de dois pontos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.