Clientes de bancos podem ter acesso a serviços digitais do governo pelo app
Serão 4 bancos integrado à plataforma gov.br
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Clientes de instituições financeiras agora podem ter acesso direto a serviços digitais oferecidos pelo governo federal através dos aplicativos dos bancos. Os serviços serão integrados à plataforma gov.br.
Atualmente, 93 milhões de pessoas tem cadastro no gov.br. E entre os serviços oferecidos estão: o Meu INSS, a Carteira Digital de Trânsito, a Carteira de Trabalho Digital, Sacar Abono Salarial e Solicitar Seguro-Desemprego.
Nos estados e municípios que aderiram ao gov.br, o usuário pode ter acesso ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), arrecadado pelos estados, ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de limpeza e de iluminação pública.
Até o momento, o Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e BRB passaram a oferecer o acesso aos serviços por meio dos aplicativos. A Caixa Econômica Federal, por outro lado, ainda estuda a adesão.
Sobre o acesso
Ao acessar sites ou aplicativos governamentais que permitam a autenticação por meio da opção gov.br, o cidadão será direcionado a uma tela que apresentará o item ‘Bancos Credenciados’. Ao acioná-lo e selecionar o Sicoob, por exemplo, entre as instituições, será direcionado para o ambiente da cooperativa, onde informará suas credenciais de acesso e receberá uma mensagem em seu celular com código de confirmação.
Você será convidado a aprovar o compartilhamento de informações pessoais, bem como ser orientado sobre a forma como pode revogar essa decisão.