Clube de Leitura homenageia Myriam Fraga e será lançado em Salvador
Iniciativa estudantil da UFBA tem apoio da Fundação Casa de Jorge Amado e da Academia de Letras da Bahia

Foto: Acervo Fundação Casa de Jorge Amado
A Academia de Letras da Bahia (ALB) sediará, no próximo domingo (28), o lançamento do Clube de Leitura Myriam Fraga. A cerimônia, aberta ao público, será realizada às 14h no Palacete Góes Calmon, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador.
A iniciativa é do Diretório Acadêmico de Letras Florentina Souza (DALFS), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado e a própria ALB. O projeto busca incentivar a leitura e promover debates literários entre estudantes, escritores e leitores, por meio de encontros mensais.
O clube presta homenagem à poeta e jornalista Myriam Fraga (1937–2016), que ocupou a cadeira nº 13 da ALB e foi diretora da Fundação Casa de Jorge Amado por três décadas. “Ficamos felizes ao sermos informados pelos estudantes da UFBA sobre a homenagem à minha mãe e sobre a criação do clube de leitura, que despertará o interesse da nova geração em conhecer escritores que deixaram um legado importante à literatura baiana e brasileira. Myriam Fraga é parte desse time e merece esse reconhecimento”, declarou Angela Fraga, presidenta da Fundação.
A programação do evento de lançamento inclui uma Aula Magna dedicada à escritora, a apresentação da proposta do clube e a divulgação das obras que comporão os encontros neste semestre. Também haverá falas de representantes institucionais e do movimento estudantil.
Segundo Murilo Pereira, presidente do DALFS, o clube foi criado para “estimular a leitura literária e promover encontros mensais voltados ao diálogo entre obras, leitores e autores, contribuindo para a formação de uma comunidade leitora viva, crítica e afetuosa”.
O projeto visa aproximar instituições culturais e educacionais da Bahia, fortalecendo o papel da literatura na formação de novos leitores e escritores.